5 Hábitos que aumentam a oleosidade dos cabelos

Hábitos para resolver cabelos oleosos

Uma rotina bem programada já faz parte da vida de quem tem os cabelos mais oleosos. Algumas, precisam de produtos específicos. Outras, de um intervalo certo entre as lavagens. A verdade é que a aparência oleosa incomoda muito visualmente. Mas você sabia que existem hábitos bem simples que, se evitados, podem interferir na oleosidade dos cabelos? A gente te conta agora quais são eles.

Excesso de lavagem

Lavar o cabelo regularmente é o maior cuidado de quem possui cabelos mais oleosos, justamente para fugir do aspecto gorduroso. Mas você sabia que lavar muito o cabelo pode aumentar a oleosidade?
Isso acontece porque, ao remover a umidade natural dos fios com frequência, as glândulas sebáceas podem acabar entendendo que o couro cabeludo está precisando de óleo, aumentando ainda mais sua produção.  

Para não sofrer com esse efeito rebote, o ideal é lavar as madeixas alternadamente – dia sim, outro não. Lembrando de não deixar a água quente, pois ela também contribui para o aumento da produção de sebo.



Usar os produtos errados

Nós sempre citamos a importância de fazer uso dos produtos corretos pro seu tipo de cabelo, e isso também faz toda a diferença no controle da oleosidade. Os shampoos e condicionadores muito hidratantes ou com fórmula rica em óleos, por exemplo, devem ser evitados para o dia a dia nesse tipo de cabelo. O ideal é investir em um shampoo de limpeza profunda para remover os resíduos do couro cabeludo e equilibrar a produção de óleo no couro cabeludo.

Hábitos para resolver cabelos oleosos
Imagem: Google



Cremes, condicionadores ou leave-in na raiz

O uso de condicionador, máscara ou creme de pentear próximo à raiz não é indicado para nenhum tipo de cabelo – mas, no caso dos oleosos, esse erro é ainda maior!
As moléculas de gordura e a textura dos hidratantes desse tipo somadas obviamente aumentam a oleosidade, deixando os fios com aquele aspecto pesado que você deseja evitar, sem falar no risco de caspas e irritações no couro cabeludo.



Passar as mãos no cabelo constantemente

Ficar mexendo no cabelo toda hora é um hábito automático na maioria das mulheres, mas faz piorar muito o aspecto oleoso de quem já sofre com o problema.
Isso acontece porque, além das impurezas do dia a dia, nossas mãos também carregam um pouco de oleosidade – que passam para os fios quando entram em contato com eles.

Para evitar o aumento de gordura, se policie ao máximo em não passar as mãos nos cabelos o tempo todo.

Deixar a escova com cabelos

Não adiantará nada lavar os cabelos com a frequência correta se depois você usar uma escova que tem resíduos de produtos antigos e cabelos.  Fica a dica: procure sempre limpar suas Escovas e pentes antes de usá-los nos fios! Diariamente, apenas um pouco de água serve, mas vale tirar as impurezas com um pouco de shampoo ao menos uma vez na semana.

0
X