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As 10 melhores dicas de sucesso para Barbeiros

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A barbearia é o ramo que mais cresce na área da beleza nos últimos anos, e não é pra menos. Grande atrativo para seus clientes pela composição total do ambiente e serviços, o empreendimento também é uma realização pessoal muito satisfatória para seus proprietários, o setor barber está expansão, saiba como se diferenciar.

O ambiente bem decorado, as músicas que o compõe, opções de serviço de bar e jogos, complementam os preciosos cuidados estéticos que os fazem se sentir mais bonitos e cuidados. É ainda lucrativo porque o investimento em materiais e produtos é menor (em comparação a um salão de beleza que atende mulheres) e, em contrapartida, os homens têm mais frequência no corte e manutenção dos fios.

Mas ter o capital para investir em uma barbearia cheia de personalidade e bom gosto não é o bastante para ter sucesso. Uma boa administração é indispensável, e quando falamos em administrar uma barbearia, vai além da parte financeira. Separamos as 10 melhores dicas de sucesso para você que já é ou pretende ser um empreendedor desse forte ramo de beleza.

 

Planejamento burocrático

Para iniciar um negócio, o primeiro passo é conhecer a respeito do ramo e saber quais serão os gastos e documentações necessárias para abrir as portas.

Faça uma lista com todas as vantagens e desvantagens de abrir uma barbearia, e converse com pessoas que já estão no ramo. Avalie sua verba: ela será suficiente para locação, reforma, mão de obra, equipamentos e móveis?

A parte burocrática é extremamente importante, e se você não tem o conhecimento necessário sobre o assunto, talvez o ideal seja contratar um contador para te direcionar acerca das etapas na Junta Comercial, abertura de Pessoa Jurídica de seu município, taxas, alvará de funcionamento e afins.

 

Analise seu público

A barbearia é um negócio local, por isso é necessário analisar o seu ponto. Quem são seus possíveis clientes? Como você irá atraí-los?

Especialistas do Sebrae explicam que abrir um negócio que não acompanha a realidade do público local pode resultar rapidamente em fracasso. Por exemplo, se seu salão apresentar uma proposta muito chique em uma região mais simples, você pode perder clientela – e vice-versa.

 

Investimento em produtos de qualidade

Se o chamariz das barbearias é o cuidado ao estilo spa que oferece aos seus clientes, você precisa estar sempre atualizado sobre os melhores produtos e serviços.

Que você deve dominar as técnicas de barbearia, você já sabe. Mas o que o mercado de cosméticos masculinos tem para te oferecer? Quais são as novidades e as praticidades que estão surgindo? Prés e pós-barbas, óleos anti frizz, hidratantes para a pele são indispensáveis. Para os cabelos, finalizadores, modeladores, pomadas e fixadores. Invista em variedade e qualidade, teste produtos e não economize para oferecer diferenciais.

Tudo isso fará seu cliente se sentir único e especial. Revender os produtos utilizados em sua barbearia também pode ser um diferencial para obter lucros. E é claro que é fundamental ter bons equipamentos, como tesouras, máquinas de corte e acabamento e navalhetes.

 

Jamais pare de estudar

Para ser um bom profissional, cursar uma boa academia ou uma escola profissionalizante é tão fundamental quanto amar o que faz. E se existe algo que você nunca perderá é o conhecimento que adquiriu. Mesmo quando você estude coisas que não utilizará de fato (corte feminino, colorimetria, alisamento e etc), tudo que você aprende forma em você diferenciais para dia-a-dia como profissional.

 

Ensine seus clientes

Já abordamos esse tópico NESTE ARTIGO e é sempre bom lembrar: sua amizade e fidelidade tornam seu cliente fiel.

Mais do que um tratamento técnico com produtos de primeira, o cliente busca uma parceria, alguém que o direcione a fazer boas escolhas de cuidado e higiene. Por isso, dê dicas e ele. Especialmente nesse ramo, a higiene é muito importante, afinal você está cuidando de uma área próxima a boca.

Você pode indicar produtos específicos para limpeza profunda, esfoliações semanais para desobstruir os poros e evitar o encravamento, para começar. Ofereça soluções: saiba indicar produtos que solucionem seus pontos fracos, e ensine-o a utilizá-los de maneira correta.

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Serviços diferenciados

O típico corte de cabelo + barba já ficou pra história faz tempo. Para estar na lista das barbearias mais cotadas da região, você precisa estar por dentro do grooming.  Os especialistas do setor indicam que o sucesso está em sair do básico, investindo em cuidados para a pele (esfoliantes, calmantes com efeito lifting, produtos para hidratação e nutrição), aromaterapia (aplicar poucas gotas de óleo essencial – lavanda, sândalo ou eucalipto, por exemplo – na toalha quente), estilização de penteados, coloração, matização para o bigode (para remover aquele amarelado causado pelo cigarro), entre outras técnicas que podem trazer grande destaque para seu negócio.

Eles querem atrativos

O público masculino deseja exatamente isso: um ambiente masculino. Eles desejam se sentir em um “mundo” feito especialmente para eles, buscam por momentos de relaxamento. Tenha televisões transmitindo esportes, videogames para jogar enquanto aguardam atendimento, uma mesa de sinuca ou pebolim, e cerveja à disposição – você irá proporcionar uma experiência para seu cliente, não apenas um serviço de corte ou manutenção de fios.

A cara do cliente

É um tema básico, mas vamos falar: a decoração deve atrair os homens. Cimento queimado nas paredes, tijolos a mostra, metais rústicos e cores neutras atraem muito mais que o visual de um salão unissex, por exemplo.

Interprete seus anseios

Por serem mais práticos que as mulheres, é necessário usar de uma certa psicologia para interpretar o que o homem realmente deseja para seu visual. Usar palavras fáceis para descrever seus serviços, e imagens como referência podem ajudar. Mas não subestime a inteligência da clientela: os homens são fascinados por tecnologia, tendências e novidades, e costumam ser exigentes e bem informados.

Tenha referências

Esteja atento ao que acontece no mercado e conheça a concorrência: bons exemplos aguçam a criatividade e te mantém ligado às tendências de mercado. Manter-se atualizado também treina o olhar e constrói o senso de julgamento que vai aperfeiçoar seu trabalho.

E se você quer estar por dentro de todas as novidades de mercado, novos produtos e técnicas e estar em contato com outros profissionais da área, O Rei das Escovas te leva na faixa para a Barber Week 2018: o maior evento da América Latina deste segmento.

Basta acessar este link Academia O Rei das Escovas, se cadastrar e fazer sua primeira publicação com a frase “EU VOU COM O REI NA BARBER WEEK”. Não é sorteio: os cem primeiros cadastros ganham um ingresso de acesso à feira no ato! Não perca essa chance! 

 

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