Cabelos no outono: saiba porque mudança de temperatura pode agredir suas madeixas

Os dias quentes do verão se foram há pouco tempo e o clima mais fechado e opaco do outono tomou conta. Durante essa época do ano, sempre ouvimos falar dos cuidados que devemos ter com o corpo. Mas você sabia que, assim como a sua pele, seu cabelo também sofre com essa mudança de estações?
Isso acontece porque a oscilação de temperatura e as características típicas desse período, como o tempo seco, podem ser agressivas ao couro cabeludo e aos fios. O outono marca a transição da temporada mais quente do ano para o inverno, às vezes de maneira muito agressiva.
Se no verão a maior preocupação está no ressecamento causado pelo sol e a água do mar, no outono o grande vilão dos cabelos é a poluição, segundo a esteticista Thaís Oliveira. “Essa condição [mudança de estação] potencializa a poluição, que, por sua vez, deixa os cabelos opacos e sem vida porque acumulam partículas de poluentes”, explica.
Outro fator que influencia no enfraquecimento dos fios no outono, assim como no inverno, são os banhos mais quentes. “A água quente sobre o couro cabeludo faz com que ele libere glândulas sebáceas, que deixam o cabelo oleoso, e pode também causar caspas e seborreias, além de tirar o brilho dos fios”, comenta Thaís.
Para manter o cabelo hidratado na estação, recomenda-se o uso de produtos com base de queratina. Porém, é importante sempre respeitar o seu tipo de cabelo (seco, oleoso, misto, quimicamente tratado). Após o banho, antes de se pentear, opte por um mousse hidratante.
O uso diário do secador também deve ser evitado, pois ele pode retirar a umidade natural dos fios e causar ressecamento. O ideal é usá-lo na temperatura morna, preferencialmente em um intervalo de dois dias.
É possível que você note queda de cabelo durante o outono, pois nos meses mais frios a raiz fica mais enfraquecida. Se você já enfrenta este problema, nessa estação, utilize produtos de tratamento para os cabelos e lembre-se de diminuir a temperatura da água para lavá-los.
Outra dica importante é pentear os fios para desembaraçá-los e dispersar a sujeira antes de lavar a cabeça. Quando for aplicar o xampu, espalhe-o primeiro nas mãos. Para enxaguar, deixe a água escorrer, não esfregue. Aplique o condicionador sobre todo o cabelo, ele é o produto responsável por fechar as escamas dos cabelos que foram abertas para remover as impurezas.

WhatsApp chat
0
X