Como esta startup aproveita o tempo ocioso no salão de beleza para faturar

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As marcas precisam aproveitar cada vez mais os momentos ociosos de seus potenciais consumidores — seja enquanto eles assistem a um vídeo, navegam nas redes, fazem uma viagem por um aplicativo de mobilidade urbana ou até realizando procedimentos em um salão de beleza.



Aproveitando a oportunidade escondida nos cerca de 600.000 salões presentes no país, os empreendedores e irmãos Felipe e Frederico Viante criaram a b.drops, startup que instala televisões nos estabelecimentos e transmite seu próprio canal, combinando produtos e serviços dos salões com marcas anunciantes.

O negócio está presente em 700 estabelecimentos e 100 marcas já anunciaram com a startup, como Arezzo, Mini Extra, Nestlé e O Boticário. Neste ano, a b.drops espera atingir 1.000 salões de beleza e dobrar seu faturamento em relação a 2018.

Oportunidade de negócio

Os irmãos Felipe e Frederico Viante tiveram a ideia para a b.drops em 2010, ao verem telas pequenas e grandes com promoções instaladas em estabelecimentos da China e da Europa. Ao trazer a ideia para terras brasileiras, analisaram o mercado de publicidade brasileiro e perceberam que a maioria dos produtos ou eram feitos para mulheres ou elas que tomavam a decisão de compra em 66% dos casos. As televisões deveriam, portanto, estar perto delas.

“Pensamos primeiro em colocar as telas nos supermercados, mas a negociação era difícil. Partimos então para o segmento de beleza, com donos de salão carentes de marketing e tecnologia para melhorar o relacionamento com as consumidoras”, conta Felipe.

Felipe Viante e Frederico Viante, da b.drops Felipe Viante e Frederico Viante, da b.drops

Felipe Viante e Frederico Viante, da b.drops (Eugenio Goulart/b.drops/Divulgação)




Com televisões de canal próprio, o dono do salão pode divulgar produtos e serviços que as clientes desconheciam até o momento. As publicidades próprias são intercaladas com a de marcas, que ganham um novo canal de comunicação com potenciais consumidoras. Já as frequentadoras do salão se entretêm enquanto esperam no salão de beleza — elas vão ao estabelecimento 2,7 vezes por mês em média, permanecendo cerca de 1h30.

A primeira tela da b.drops foi instalada em 2012, em Curitiba (Paraná). A startup atuou localmente durante quatro anos, até obter o primeiro investimento para uma expansão nacional. A b.drops já captou 3 milhões de reais de investidores anjo e realiza uma nova rodada no momento, de 2 milhões de reais.

As televisões da b.drops estão em 700 salões de beleza principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e Curitiba. Os clientes vão desde pequenos estabelecimento até redes de salões, como Jacques Janine, Celso Kamura, Marcos Proença e Soho.

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