Como higienizar pincéis e esponjas de maquiagem em três passos

Compartilhar é se importar!

Às vezes nos preocupamos tanto com a limpeza e cuidados com a nossa pele, que acabamos esquecendo o quão é importante também cuidar dos materiais que usamos para a preparação da maquiagem no dia a dia.  

A higienização de pincéis e esponjas é tão importante quanto a do rosto, pois estes instrumentos que estão em contato direto com os poros acumulam resíduos e, consequentemente, bactérias.

Isso pode trazer futuras frustrações, como o surgimento de espinhas, micoses, herpes labial, infecções e até mesmo gripe e candidíase. Essas bactérias são capazes de sobreviver por vários dias nos pincéis e esponjas, além de se multiplicarem.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito da higienização destes instrumentos, algumas questionam até se a lavagem pode danificar as cerdas dos pincéis ou comprometer a textura da esponja. Isso não acontece.

O processo de higienização é tão simples e prático, que você pode fazê-lo em um único dia. Por isso, separamos algumas dicas e truques para você deixar seus materiais limpinhos e garantir a sua próxima make.

Lavagem de pincéis

Existem dois tipos de pincéis: os de cerdas sintéticas e os feitos com cerdas naturais. Cada um precisa de um cuidado diferente na hora da higienização. Pincéis de cerdas sintéticas, geralmente usados para a aplicação de base, batom e corretivo, por serem mais durinhos, podem ser lavados em água corrente, com sabonete bactericida. Basta esfregar as cerdas com delicadeza sempre para baixo, evitando que a água escorra pelo cabo. Após esfregar, enxague e repita o processo quantas vezes julgar necessário.

O pincel com as cerdas naturais, que é mais usado para a aplicação de pó, blush e sombras, também deve ser lavado com água corrente e sabonete bactericida. A diferença desta lavagem está na finalização, pois como estamos falando de pelos naturais é necessária a aplicação de um condicionador antes do enxágue final.

Secagem

Coloque os pincéis sobre uma toalha, sempre inclinando para que a água escorra pelas cerdas e nunca pelo cabo, e deixe-os secar naturalmente. Nunca utilize secador, pois danifica os materiais e jamais deixe-os secar no sol, pois isso resseca as cerdas e os cabos de madeira.

Esponjas

As esponjas também podem ser lavadas com sabonetes bactericidas ou shampoos neutros, sempre com água corrente. Aplique o produto de sua escolha na esponja e aperte-a na palma da mão até que a sujeira seja removida. Não esfregue a esponja, pois pode danificá-la. Repita o processo e enxágue. Para finalizar, estenda a esponja em uma toalha e deixe-a secar naturalmente, assim como os pincéis.

Os passos são bem simples e garantem a saúde da sua pele. Evite ficar por muito tempo com os utensílios sujos. Recomenda-se a higienização pelo menos uma vez por semana.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =