Cosméticos e maquiagens falsificadas: não caia nessa

Compartilhar é se importar!

Quando o assunto é maquiagem ou produtos de beleza, uma das maiores frustrações das mulheres é comprar algo achando que é original quando, na verdade, é falsificado.

Pior que isso, é saber que o fato do produto ser falsificado representa que é impossível saber a procedência do mesmo, se ele é realmente adequado para uso ou se apresenta ou não substâncias tóxicas, que podem causar problemas para a sua saúde, como irritações, contaminações e até mesmo manchas pelo uso contínuo de substâncias nocivas.

Fato é que tanto cosméticos quanto maquiagens falsas existem, e para evitá-las é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas. São elas:

Escolher com cuidado o local de compra do produto

A primeira dica é comprar em locais confiáveis. Uma forma de saber é ver se a loja possui um site oficial, e se disponibiliza a lista com os seus revendedores autorizados da marca, tanto em relação a lojas físicas quanto virtuais.

Sempre desconfie! Se você achar um produto de marcas famosas no meio de produtos para casa e papelaria, por exemplo. Este tipo de coisa não é comum e estas empresas não vendem seus produtos em lojas pequenas.

Veja se a loja possui um serviço de atendimento ao cliente, busca referências e certifique-se da reputação da loja. Certificações virtuais são um bom sinal de credibilidade e confiabilidade.

Verifique se o preço do produto condiz com sua qualidade

Qualquer maquiagem ou cosmético de qualidade ou de marcas famosas são caros. Deve-se desconfiar até mesmo daquelas promoções relâmpagos, que prometem descontos absurdos. Nesses casos, o produto pode estar danificado, falso ou com validade próxima do fim.

A dica é verificar o preço do produto em outros sites e perceber que descontos são, geralmente, em torno de 20% até, no máximo, 40%. Ter esse entendimento ajuda a evitar cair em fraudes.

Atenção a embalagem

Algumas vezes, é possível verificar a falsificação na embalagem. Nomes errados, fontes diferentes, cores. Tudo isso é perceptível. Preste atenção no tamanho e cor da embalagem, fonte, tamanho das letras, onde as inscrições estão impressas. Cheque também se o produto realmente existe naquela apresentação.

Preste atenção na tonalidade do produto

É muito difícil que os falsificadores reproduzam fielmente as cores e tons de sombras, bases, batons e até  blushes. A dica é sempre visitar o site do fabricante e verificar quais cores estão realmente disponíveis. Prestar atenção também no brilho dos produtos ajuda bastante. Se a paleta oficial é de tons matte e opacos e a que estão te vendendo é cheia de sombras brilhantes, há algo errado!

O odor e a consistência do produto precisam de atenção

Algumas marcas que estão no mercado possuem um cheiro característico, que as versões falsificadas não conseguem reproduzir. Por isso, é importante prestar atenção ao cheiro e odor do produto. Essa é uma boa forma de identificar se há falsificação. Mesmo que você não conheça o cheiro original de uma grande marca, considere o fator de que ela não deve cheirar mal. Desconfie também de produtos que empelotam e desmancham facilmente, pois podem conter impurezas.

Prefira comprar em lojas físicas e teste os produtos antes

Uma das vantagens em adquirir o produto diretamente de uma loja física é que você pode testá-lo no ato da compra. Caso haja alguma irregularidade, a devolução é mais garantida e você não corre o risco de levar para casa algo que não é bom. Estranhe se a loja não tiver um produto disponível para teste: grandes marcas geralmente consideram a experimentação como algo essencial para demonstrar a qualidade da marca.

Seguindo essas dicas, a sua compra será muito mais prazerosa e segura. Utilizar produtos falsificados são extremamente prejudiciais a saúde e a estética. Atentar-se aos detalhes pode evitar futuras frustrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 3 =