CabelosSem categoria

Cronograma Capilar: a saúde e beleza da raiz às pontas

cronograma capilar-oficial-o-rei-das-escovas

Procurando uma solução para o cabelo poroso, sem brilho, ressecado e quebradiço?
Se seus cachos estão sem forma, e seu cabelo com progressiva parece esturricado você precisa de um cronograma capilar!


Cronograma capilar: o que é?


Resumidamente, o cronograma capilar é uma agenda de cuidado do seu cabelo, criada com o objetivo de repor a nutrientes e a massa capilar que perdemos naturalmente no dia a dia, ou por causa dos processos aos quais submetemos ossos fios.

Nós perdemos nutrientes por exposição ao sol, por exemplo, pelo uso de água com cloro, água muito quente do chuveiro, poluição, uso em excesso de secador e chapinha e por ai vai.

O cronograma capilar é composto pelos 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de começar, é necessário saber o que seu cabelo mais precisa, e assim, focar mais em uma etapa ou na outra.

De preferência, evite muitas químicas nos cabelos, mantenha apenas uma que seja impossível de eliminar, se for seu caso.

cronograma capilar-oficial-o-rei-das-escovas
Imagem: Google


Cronograma Capilar Oficial


No início, por um mês mais ou menos, o mais indicado é começar com cronograma oficial, que é mais completo.

Quando você sentir que seu cabelo esta com aspecto melhor, você pode montar um cronograma personalizado para você, com os processos que mais gosta.

Como pode ver na tabela abaixo,  o cronograma capilar oficial é composto por:

  • 8 hidratações mensais
  • 3 nutrições
  • 1 reconstrução.

Cada processo é feito em dias alternados separadamente, com intervalo de 48 horas entre cada procedimento.

cronograma capilar-oficial-o-rei-das-escovas
Imagem: O Rei das Escovas

Monte seu cronograma capilar


Você deve saber qual tipo de cabelo você tem? Ele é seco, ressecado, oleoso, misto? Procure identificar as necessidades dos seus fios para depois fazer as etapas de acordo com elas.

Vamos exemplificar. Supondo que seu cabelo é oleoso, ele vai precisar de mais hidratações do que nutrição, porque na nutrição os tratamentos são feitos com máscaras de óleos ou com óleo puro. E o cabelo oleoso já tem mais gordura natural no fio do que os outros. Porém o óleo vegetal de coco com o de alecrim vegetal podem ajudar na microcirculação, e isso reduz a oleosidade excessiva.

Já o cabelo seco precisa das duas etapas igualmente, nutrição (chamada também umectação) e hidratação. Para o cabelo misto, é melhor evitar de passar as máscaras perto da raiz, ou usar óleos vegetais na umectação.

De todo jeito, todos os tipos de cabelos precisam de uma reconstrução mensal, pelo menos, para repor a massa capilar e a queratina do fio. Mas o cabelo estiver danificado por processos químicos (luzes, relaxamento, progressiva, alisamentos) pode precisar receber a reconstrução quinzenalmente, até conseguir recuperar a aparência dos seus fios.

 

Quais são os produtos para você mesma começar?



Você vai precisar de pouco, apenas uma boa máscara de hidratação (que não precisa necessariamente ser cara), um óleo vegetal ou uma máscara de nutrição (os óleos vegetais são super baratos e duram muito) e uma queratina líquida para usar com a máscara, que também é super barata.

 

HIDRATAÇÃO

cronograma capilar-nutrição-babosa-aloevera
Imagem: Google


A principal função da hidratação é repor a água do fio. Ideal para o cabelo sem brilho, armado e ressecado.

As máscaras para hidratar são as que contém em sua fórmula silicones, são a base de frutas, aloe vera (babosa), álcool modificado, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina. Esta etapa do cronograma capilar deixa seu cabelo macio e com balanço. Pode ser feita com mais frequência porque não sobrecarrega os fios.

 

NUTRIÇÃO ou UMECTAÇÃO

cronograma capilar-nutrição-manteiga-kaité-óleo-coco-
Imagem: Google



A função da nutrição (umectação) é devolver lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária.

Perfeita para o cabelo com frizz e desalinhado.
As máscaras de nutrição são descritas a palavra “óleo” ou “manteiga” no nome karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate.


Nesta etapa, seu cabelo perde o frizz, diminui o volume, tem as pontas duplas resolvidas. Ela combate o ressecamento e realça o brilho, e o melhor: o resultado é imediatamente visível.


RECONSTRUÇÃO

cronograma capilar-reconstrução-trigo-proteínas-queratina
Imagem: Google



A reconstrução repõe as proteínas dos fios. Ideal para o cabelo que está poroso, ralo, partindo e quebradiço.

As máscaras reconstrutoras são a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas. Ela deixa o cabelo meio duro, mas repõe massa, queratina, aminoácidos, e os cabelos ficam mais fortes!

Atenção: não use máscaras com queratina em excesso, pois ela sobrecarrega os fios e pode levar a quebra. Antes de fazer uma reconstrução, faça sempre uma hidratação e e uma nutrição, em dias alternados.

Agora, com tudo isso em mente, você poderá montar um cronograma de acordo com o efeito que mais gosta nos cabelos, ou com o que acredita que precisa. O importante é nunca descuidar dos cuidados diários com cabelos, porque são eles que vão gerar resultados a longo prazo. Faça o cronograma capilar regularmente e tenha resultados constantes!

 

Comments (1)

  1. […] Os fios crespos precisam de cuidado redobrado quando ganham tintura. Aposte em um bom cronograma capilar para deixá-los bem […]

Comment here