Home Cabelos Cuidado! Receitas milagrosas da internet podem prejudicar a saúde dos seus cabelos

Cuidado! Receitas milagrosas da internet podem prejudicar a saúde dos seus cabelos

406
0
Foto: Rachel Akelso via Visual Hunt

Muita gente, às vezes, prefere trocar um procedimento estético ou capilar, oferecidos nos salões de beleza para seguir algumas receitas caseiras que encontram na internet. Bom, isso não é errado, muitas vezes é mais barato, porém muito perigoso.

Entre as receitas caseiras mais procuradas estão as de cabelo. Blogueiras, influenciadoras e até pessoas comuns fazem os testes em vídeos ou posts com fotos e publicam o resultado final: um cabelo lindo, cheio de vida e brilho. Mas o problema é quando essas experiências não dão certo para quem as tenta reproduzir, e prejudicam a saúde dos fios, além de causar alergias e irritações no couro cabeludo.

Segundo o Dr. Thiago Bianco, médico expert em restauração capilar, existem malefícios em algumas receitas caseiras. “Por se tratar de opções naturais, as pessoas acreditam que não possam fazer mal, e aí está o engano”, alerta.

Produtos naturais podem ser tão fortes quanto os químicos, como por exemplo o limão.  Alvo de muitas recomendações na internet, o fruto, em contato com o sol, provoca reações química e até queimaduras graves. O especialista recomenda não aplicar o limão no cabelo, já que também pode ressecar os fios.

Para o médico, algumas dicas podem sim ser seguidas, mas é importante levar em conta as necessidades dos fios nos cabelos mais secos, oleosos, volumosos ou finos. “Jamais aplique um produto natural, apenas porque os resultados foram bons em determinada pessoa. Cada pessoa tem as próprias necessidades nutricionais e um tipo de cabelo”, recomenda.

As receitas com maioneses também vêm ganhando destaque nas redes. Mas, de acordo com o expert em saúde capilar, ela pode deixar os fios opacos e pesados, visto que é rico em gorduras que passaram por transformações industriais. “O mais indicado para hidratar os cabelos secos é a aplicação de óleos vegetais e puros de amêndoa, coco e abacate”, indica.

Por isso, na dúvida em fazer algum tratamento em casa, converse sempre com algum especialista do ramo da beleza e siga suas recomendações. Cremes, pomadas e máscaras podem trazer um efeito muito melhor do que as receitas caseiras e você não corre tanto o risco de se decepcionar com o resultado final.

Responder

Por favor, digite seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui