Foto: Pinterest

Desvendando o contorno e iluminação facial em 5 passos rápidos

Compartilhar é se importar!

Pouco ou muito antenada nas tendências, você já deve ter escutado algo sobre contorno facial com maquiagem. Essa técnica de iluminação é utilizada para esconder algo que não agrade no formato do rosto e salientar os pontos positivos do formato.

Para te deixar craque no assunto e afiada em qualquer roda de conversa com as amigas, vamos a cinco passos cruciais para o contorno perfeito.

Luz ou sombra, qual usar?

Como uma forma de brincar com a luz e sombra no rosto, a técnica de contorno e iluminação baseia-se numa regrinha básica: Tudo que é escurecido é escondido e o que é iluminado aparece.


Escurecer = disfarça

Iluminar = salienta


O que é possível disfarçar ou melhorar?

Com o contorno e iluminação é possível:

  • Afinar o rosto
  • Suavizar testa grande ou larga
  • Afinar o nariz
  • Suavizar queixo grande
  • Suavizar papadas
  • Deixar o rosto com um formato mais harmonioso

Em busca do formato ideal: o SEU!

 

Foto: Pinterest

Muitos especialistas da maquiagem defendem como formato de rosto ideal o oval por apresentar medidas equilibradas e proporcionais. Com isso, grande parte das matérias e tutoriais sobre contorno e iluminação tendem a ensinar como deixar os outros formatos o mais perto possível do formato oval.

Mas, antes que você entre na neura, lembre-se que cada formato tem sua peculiaridade e beleza. Por isso, a técnica está aí para ser adaptada às necessidades de cada um e não para se adequarem ao um modelo ou padrão.
Como fazer o contorno e iluminação perfeitos

Graças ao grande mercado de beleza, temos a nossa disposição produtos exclusivos para criar esses efeitos, como pós bronzeadores e iluminadores em várias texturas e tons. Porém, como em basicamente tudo na make, sempre é possível recorrer aos produtinhos que você já tem na penteadeira.

Pó bronzeador, por exemplo, pode ser substituído por aquela base ou pó escuro que você comprou errado e nunca usou. Com sombra marrom fosca também é possível alcançar bons resultados.

Já o efeito iluminador pode facilmente ser feito com uma sombra clara perolada.

Menos é mais, sempre!
Se há uma regra que se aplica perfeitamente a maquiagem é essa. Com exceção daquela make de festa ou para editoriais, em geral o conselho máximo é não pesar na mão, pois o resultado acaba sempre em falta de naturalidade na produção.

Lembre-se de esfumar bem para a marcação ficar sutil e seu contorno e iluminação serem suaves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 8 =