Guia do salão: recebendo os clientes com estilo, conforto e praticidade

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Quem tem um salão de beleza sabe: uma das maiores preocupações é a satisfação e o conforto dos clientes. Além, é claro, a preocupação em oferecer um atendimento completo e cheio de qualidade. Não é fácil construir um nome no mercado, se leva tempo, muito trabalho e dedicação.

Mas hoje em dia existem alguns meios que podem facilitar o caminho, sem deixar os cuidados necessários de lado, é claro. Por isso, decidimos montar o Guia do Salão, que traz algumas dicas essenciais para quem já está há algum tempo no mercado e para quem ainda está começando.

Contrate bons funcionários e ofereça treinamentos

Um bom assistente será o seu braço direito, esquerdo e até mesmo suas pernas dentro do salão. É preciso que você tenha bons profissionais, que apresentem um trabalho exemplar, para conquistar os seus clientes e mantê-los sempre satisfeitos. Nem sempre você encontrará alguém que já sabe de tudo sobre salões de beleza e que tenha uma carreira de dar inveja. Por isso, não tenha medo de investir em cursos e treinamentos para os seus colaboradores. O retorno pode ser muito maior do que o investimento. Aproveite o embalo e faça os treinamentos também, pois você, como proprietário, jamais deve ficar desatualizado.

Variedade de serviços

Quanto mais coisas, tratamentos e serviços você oferecer em seu salão, maiores serão as chances de fidelização de seus clientes. Hoje em dia as pessoas buscam qualidade, variedade e bom atendimento. E experimentar novidades atrai qualquer um, ainda mais se forem exclusivas e executadas com maestria. E é aí que entra também a importância de se manter sempre atualizado, participando de cursos, feiras e workshops, pois é desta maneira que você conhece o que de mais novo o mercado da beleza está oferecendo e o que você pode levar para o seu salão.

Conforto para os clientes

Ninguém gosta de frequentar um ambiente onde não se sinta bem ou onde o acolhimento é restrito por conta do espaço. Por isso, pensar em como recepcionar e atender as pessoas é essencial. Se o seu salão tem um grande fluxo de clientes, uma sala de recepção aconchegante, onde eles possam aguardar o atendimento deve ser considerada. Inove, disponibilize sempre algum petisco, docinho, café, água ou suco. Revistas ainda entretém, mas um wi-fi livre vai agradar muito mais, até mais do que a tradicional TV.

Decoração moderna e sofisticada

Modernização conquista todo mundo, e na decoração não há erros. Aposte em um ambiente que tenha a cara e o estilo do seu salão de beleza e que converse com o gosto do seu público. Hoje em dia, algumas lojas já disponibilizam móveis mais descolados e cheios de charmes especialmente voltados para empreendimentos do ramo da beleza. Cores vibrantes, porém, clássicas, também pode ajudar a dar aquele up em paredes, azulejos e até mesmo toalhas, cortinas e molduras de quadros, por exemplo. O investimento não precisa, muitas vezes, nem ser alto. Você pode optar por compor o ambiente com acessórios que tenham um ar de modernidade e que não são caros.

Alinhar tecnologia com atendimento

Já falamos aqui no site o quanto alguns aplicativos podem ser muito úteis no dia a dia do salão. Eles podem te ajudar a organizar a rotina de trabalho, fazer o agendamento dos atendimentos do dia, além de ajudar na comunicação direta com o cliente e até divulgação. Quando você alinha tecnologia com atendimento pode economizar mais tempo, resolver mais rápido alguns problemas e ainda acompanhar como anda a satisfação de quem frequenta seu salão. Conheça mais sobre algumas ferramentas digitais que podem transformar à sua maneira de atender

Trabalhe com bons produtos

Isso não é segredo para ninguém, mas é importante ressaltar o uso de bons produtos para a realização de seus trabalhos. Conheça sempre as novas marcas que chegam no mercado, mas tenha sempre na manga aquela em que você confia e que gosta de trabalhar. Não tenha medo de investir em linhas de cosméticos, químicas em geral e até mesmo cremes e máscaras de tratamentos, pois tudo isso, quando bem executado, tende a trazer lucros.

Essas são só algumas dicas que podem te ajudar a dar uma guinada em seu atendimento e salão, mas o mais importante está em amar o que se faz. É preciso depositar muito amor em qualquer trabalho para que ele vingue e dê bons frutos.  

 

Thiago

Mergulhando no mundo dos blogs da área da beleza, apaixonado pela tecnologia, marketing de diferenciação e futuro especialista em SEO!

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