Home Dicas Receita caseira mágica para hidratação de cabelos muito danificado

Receita caseira mágica para hidratação de cabelos muito danificado

1538
0

Pontas duplas, cabelo ressecado, fios elásticos… E se eu te falar que existe uma hidratação caseira para cabelo muito danificado fácil de fazer com produtos ao seu alcance? Pois tem! Separamos 4 receitas de máscaras de hidratação caseira para você não precisar cortar.

1. Hidratação com abacate, banana e iogurte

Parece seu café da manhã, mas é uma máscara com alto poder de hidratação. O abacate tem gorduras boas pro cabelo, além de vitamina e e função antioxidante. A banana também tem poder hidratante e vitaminas, mas mais que isso ela funciona como um selador para os fios.




Máscara de hidratação caseira

1/4 de um abacate

meia banana

um colher (sopa) iogurte natural

Modo de usar

Aplique com os cabelos limpos e molhados a mistura e deixe nos fios por 20 minutos. Enxague normalmente. se desejar, dê a última chuveirada fria para selar os fios.

Resultados

Experimente essa máscara caseira e sinta diferença na primeira aplicação, se desejar repita esse processo toda semana ou de 15 em 15 dias. Ela evita pontas duplas, devolve o balanço ao cabelo e deixa o toque sedoso. Teste e aprove!

2. Leave in caseiro potente

A ideia do leave in é finalizar protegendo e dando brilho aos cabelos. O vinagre tem cheiro forte e efeito milagroso. Ele tem o pH ácido, ótimo para fechar as cutículas dos fios. Depois de seco o cheiro desaparece.



Leave in de vinagre

meio copo de água

meio copo de vinagre

Modo de usar

Coloque em um borrifador e jogue o spray no cabelo após a lavagem. Deixe secar ao natural.

Resultados

Fios hidratados, fortes e com um brilho incrível. Esse leave in é especialmente indicado para cabelos castanhos, que ganham um brilho mágico com essa fórmula.

3. Umectação com óleo de coco

O fio de cabelo precisa de água (hidratação), óleo (umectação) e aminoácidos (reconstrução). Essa umectação ficou famosa pela Yasmin Brunet, que é fã de óleo de coco e diz usar nas suas madeixas de sereia.
Umectação caseira de óleo de coco

óleo de coco à gosto

uma toalha, camiseta velha ou fronha

Modo de usar



Antes de dormir com os cabelos sujos aplique o óleo no comprimento a mistura mecha a mecha até ele ficar com um aspecto “oleoso”, mas com os fios ainda secos, sem escorrer. A quantidade vai depender do comprimento do seu cabelo. Amarre a toalha na cabeça e vá dormir. No dia seguinte lave o cabelo normalmente. Se achar o óleo difícil de sair é porque passou demais. Nesse caso, massageie os fios com condicionador e enxague bem.

Resultados

O que esperar? Na primeira aplicação acontece uma melhora significativa em termos de brilho e toque. Faça aplicações regularmente e veja a diferença nos seus cabelos!

Mais algumas dicas:

Quem tem cabelos cacheados pode encontrar ainda mais benefícios, já que a característica dos fios faz com que a oleosidade não se espalhe de forma uniforme, tornando suas pontas secas.

E por mais que essas hidratações caseiras careçam dados de estudos científicos sobre o uso direto destes alimentos, sabemos que eles possuem nutrientes que há muito tempo servem como princípio ativo para produtos hidratantes.

Veja a seguir quais ingredientes realmente funcionam e como eles agem:



1. Babosa

De acordo com a dermatologista Valéria Campos, a babosa (cujo nome científico é Aloe vera) é uma excelente hidratante, o que pode beneficiar os cabelos. É interessante usá-la nos fios com outros ingredientes desta lista.

2. Vinagre de maçã

vinagre de maçã é comumente adicionado a produtos como condicionadores e máscaras capilares por potencializar a nutrição destes produtos. Por isso ele é um grande aliado da hidratação caseira dos cabelos.

“Ele contém substâncias excelentes, como pectina, aminoácidos, vitaminas, betacaroteno”, considera o dermatologista Cristiano Kakihara.

Outra vantagem, de acordo com o especialista, é que o vinagre de maçã tem o pH mais ácido, o que é totalmente compatível com os cabelos e ainda ajuda a reduzir o frizz.

3. Óleo de coco

Quando pensamos em óleos para hidratar cabelos, o óleo de coco é o campeão da hidratação caseira. “Ele nutre profundamente os fios, mais do que muitos outros óleos) e apresenta gorduras, proteínas, vitaminas E e K, ferro e o aclamado ácido láurico”, enumera o especialista.



4. Azeite de oliva

O azeite de oliva, principalmente o extra-virgem, pode ser usado para hidratação caseira dos cabelos antes de lavá-los. “A versão extra-virgem é mais indicada, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos mono-insaturados”, indica Kakihara. Deixe nos fios por entre 40 minutos e uma hora.

5. Leite de coco

O leite de coco não possui muito do ácido láurico, como o óleo de coco. Mas suas proteínas e gorduras já são suficientes para que ele seja interessante na hora de hidratar os cabelos em casa, de acordo com Cristiano Kakihara.

6. Abacate

O abacate é um dos queridinhos das cacheadas que gostam de fazer hidratação caseira dos cabelos. “Por possuir gorduras, ele retém a umidade na superfície dos fios, o que reduz a perda de água para o ambiente”, considera o dermatologista.

Para completar, as mesmas gorduras e as vitaminas do abacate fortalecem a fibra capilar, deixando o fio mais resistente.



7. Manteiga de karité

A manteiga de karité não é uma descoberta de quem faz só hidratação caseira nos cabelos. Há muito tempo ela é usada pela indústria cosmética na elaboração de cosméticos para o corpo todo. “Por trazer ácidos-graxos como o ômega-9 e o ômega-6, e as vitaminas A e E, ela é uma excelente hidratante”, pondera Kakihara.

Além disso, a manteiga de karité tem outro nutriente especial: o ácido cinâmico, que colabora para a proteção da pele contra os raios UV.

8. Mel

De acordo com Kakihara o mel é um excelente hidratante natural, e por isso não deve faltar em hidratações caseiras. ?Ele também traz vitaminas A,C, D e E e pode ser incorporado a condicionadores e máscaras capilares?, completa o especialista.

9. Maionese

A maionese também é um ingrediente importante para máscaras de hidratação caseira dos cabelos. “Ela contém gorduras benéficas para os cabelos, vitamina E e proteínas do ovo, proporcionando hidratação e maior resistência capilar contra traumas”, considera o dermatologista.

No entanto, prefira fazer esta hidratação antes do condicionador, já que a maionese pode deixar um odor forte nos fios.

10. Leite

Tanto a versão desnatada quando a integral do leite são ricas em gorduras que ajudam a reter a água dentro do fio, evitando o ressecamento. “O cálcio, a vitamina A e as vitaminas do complexo B também ajudam a deixar os fios mais fortes”, completa Kakihara.



11. Iogurte

O iogurte trará uma série de nutrientes à sua hidratação caseira dos cabelos. “O alimento contém aminoácidos, cálcio e ácido lático e também favorece o metabolismo e a higiene da pele do couro cabeludo”, enumera Kakihara.

12. Banana

A banana é outra fruta usada e abusada para hidratações caseiras dos cabelos. “Ela apresenta em sua composição água, gorduras, proteínas, vitaminas, ferro e cálcio, substâncias que retém a água no interior do cabelo, além de indispensáveis para o funcionamento celular”, ressalta o especialista.

Receitas de hidratação caseira

Sabendo quais são os produtos que funcionam, além de usá-los sozinhos, você pode fazer as seguintes combinações:

  • Hidratação com vinagre de maçã, mel e iogurte
  • hidratação com abacate e maionese
  • Hidratação de banana amassada com óleo de amêndoas
  • Hidratação de abacate com azeite.

Produtos que não funcionam como hidratação caseira de cabelos

Condicionador com anticoncepcional

Por incrível que pareça, há quem indique a colocação de um anticoncepcional dentro do condicionador para hidratar os cabelos em casa e deixá-los mais fortes e saudável. Mas não passa de um mito: “O hormônio da pílula só atua no organismo, pois ao ingerir o anticoncepcional, há a atuação na corrente sanguínea. Porém, não tem efeito tópico”, explica a dermatologista Denise Chambarelli.

Cerveja

Muitas pessoas indicam essa bebida como hidratante caseiro para os fios, mas não há em seus ingredientes nenhum que seja benéfico aos fios diretamente, ressalta Cristiano Kakihara.

Gostou das dicas? deixe seu coméntario e peça a sua matéria com a dúvida que você precisa tirar

Responder

Por favor, digite seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

10 + 9 =