Reconstrução, hidratação e nutrição: conheça os tratamentos e descubra do que o seu cabelo precisa

Compartilhar é se importar!

Especialistas explicam para que serve e quando deve ser feita cada etapa dos cuidados essenciais indicados para os fios




Quando falamos de tratamentos capilares, estamos nos referindo a diferentes processos específicos que, feitos de forma adequada e no momento certo, deixam o cabelo forte, saudável e bonito. Estamos falando da reconstrução, da hidratação e, por fim, da nutrição.

Porém, não é sempre que você precisa dos três, e nem sempre eles serão efetivos. Conversamos com o hairstylist Leo Vargas, do Studio Leo Zamper, e com a dermatologista Perla Procianoy para entender mais sobre o assunto.

Entendendo o funcionamento do fio

O cabelo é produzido pelo bulbo, que nada mais é do que a raiz do fio, e ele é irrigado por vasos sanguíneos. Para o fio “nascer”, dependemos da nutrição vascular – especificamente, do sangue que chega a essa raiz. Depois que o cabelo sai, forma-se a haste, ou seja, o fio propriamente dito. O fio é uma estrutura que não é mais viva, então não recebe mais essa nutrição de dentro do corpo proveniente do sangue. Dessa forma, está sujeito aos danos externos, como chapinha, secador, poluição, ressecamento do clima, entre vários outros fatores. Os tratamentos tópicos (reconstrução, nutrição e hidratação) são feitos para melhorar a haste capilar, e variam de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Do que meu cabelo precisa?




Antes de tudo, é feita uma análise de qual é a necessidade do fio. Para você entender do que o seu cabelo precisa, é indispensável a avaliação de um profissional. Ele indicará qual o melhor tratamento para o seu cabelo no momento.

Reconstrução

A estrutura do cabelo é formada principalmente por proteínas que fazem com que os fios sejam fortes e resistentes. A reconstrução não é nada mais do que uma reposição de proteínas. Se o cabelo já  contém proteínas o suficiente, ele provavelmente necessita do próximo passo.

Hidratação

A hidratação é responsável por devolver água para o cabelo, fazendo com que os fios sejam mais resistentes e mantenham sua forma natural. Mas, sem proteínas, o cabelo não segura a hidratação.

Nutrição




A nutrição é responsável pela reposição dos lipídios e da oleosidade natural ao cabelo. São esses elementos que proporcionam brilho e maciez às madeixas.

Cronograma capilar

O cronograma capilar é um sistema para suprir todas as necessidades do cabelo através de uma rotina de cuidados. Para o hairstylist Leo Vargas, a dica é investir em tratamento para o cabelo uma vez por semana, intercalando diferentes tipos de máscara. Além do xampu, não esqueça de usar condicionador sempre.

Anote o passo a passo: Comece lavando o cabelo com xampu somente nas raízes. Depois de tirar o excesso de umidade com uma toalha, aplique uma pequena quantidade de máscara de tratamento nos fios, espalhando com os dedos. Deixe agir entre cinco e 10 minutos, enxágue e finalize com o condicionador. Não custa lembrar: o condicionador é um tratamento para as cutículas, ou seja, indispensável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − um =