Saiba como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo e se surpreenda

Cada cabelo precisa de um cuidado especial para se manter forte, bonito e saudável. E você sabia que os tipos de shampoo têm muita influência nisso? Pois é, são tantas opções que encontramos nas prateleiras que é comum surgir a dúvida sobre qual levar para casa, mesmo que a embalagem traga informações sobre o produto.
Existem três tipos de shampoos, feitos essencialmente para limpar os fios: o leitoso, o transparente e o perolado. Cada qual para uma finalidade diferente. Por isso, listamos a seguir as características mais comuns de cada produto, para que você escolha o que melhor atende às necessidades dos seus fios.
Leitoso
Ideal para: cabelos mais secos, opacos e quebradiços, o shampoo leitoso possui uma maior capacidade hidratante do que os demais. Se você tem fios mais oleosos, evite usá-lo, pois as fórmulas podem piorar a aparência dos cabelos.
Uso: recomenda-se o seu uso em dias alternados (dia sim, dia não), pois, se lavar o cabelo todos os dias, a proteção natural do couro cabeludo pode ficar prejudicada.
Dica: use sempre o condicionador da mesma linha do shampoo, para repor a oleosidade que pode ser retirada durante a lavagem.
Transparente
Ideal para: cabelos oleosos, que geralmente costumam ficar unidos e sem volume ou muito expostos à poluição. São conhecidos como anti resíduos, próprios para limpezas mais profundas, pois a sua ação é maior.
Uso: por fazer uma limpeza profunda, esse tipo de xampu pode ressecar e tirar o brilho. A indicação é usá-lo uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Dica: aplique finalizadores sem enxágue, como leave-ins, que ajudam a repor a oleosidade.
Perolado
Ideal para: cabelos normais, os shampoos perolados não são nem leitosos e nem transparentes. Combina a capacidade hidratante de um com a de limpeza do outro.
Uso: assim como o leitoso, lave dia sim, dia não.
Dica: busque no rótulo a presença de ativos como queratina e óleos vegetais (como a melaleuca e o argan, por exemplo), que ajudam a hidratar e nutrir os fios.
Quando você começa a utilizar os produtos específicos para o seu tipo de cabelo, logo percebe o quanto ele fica mais hidratado, menos quebradiço e muito mais vistoso. Comece a se atentar aos detalhes dos produtos que você vem usando e evite comprar aqueles que não são destinados ao perfil dos seus fios.

WhatsApp chat
0
X