Ao menor sinal da baixa temperatura, nossa pele já começa a sentir os primeiros efeitos do inverno. Lábios rachados, cútis ressecada e, em muitos casos, até descamada.
Em temperaturas úmidas e quentes, a pele em geral é mais lubrificada. Já no tempo seco efrio, ela perde água em troca com o ambiente, ficando desidratada. Fatores como o vento, e os aquecedores de ar, também contribuem para o ressecamento.
Até os hábitos da sua rotina podem contribuir para a sensação de pele seca. Aquele banho quente no final do dia retira uma camada que se chama manto dermolipídico, que é a nossa proteção natural.
Notou que no inverno, você toma mais líquidos porém pouca água? Isso porque a temperatura baixa nos faz procurar mais por bebidas quentes, como os chás, cafés ou chocolates quentes – e o reflexo desse hábito aparece diretamente na pele.
É possível passar pela estação mais fria do ano com a pele bonita e saudável? Sim! Veja alguns cuidados simples recomendados pelos dermatologistas.
Cuidado com banho muito quente
Apesar de relaxante, a água quente contribui o ressecamento da cútis. É recomendado manter a temperatura morna e tomar banhos rápidos. Se você passa toma mais de um banho ao dia, a dica é usar sabonete somente em áreas íntimas (como axilas e virilha) nos banhos a mais.

Hidratante sempre!
Se no calor eleNos dias frios, investir em um bom hidratante é ainda mais importante. Para vencer a preguiça, a sugestão é apostar nos chamados hidroshowers, produtos criados para usar ainda dentro do box. Como a pele ainda está molhada na hora da aplicação, a penetração dos ativos é ainda maior. Também vale optar por versões pensadas exclusivamente para o inverno, com base manteiga ou creme. Na hora de escolher, procure por hidratantes que contenham na fórmula ativos como a ureia, o lactato de amônia, ceramidas e ácido glicólico.
Beba bastante água
É normal acabar esquecendo porque, na maioria dos casos, sentimos menos sede no inverno. Mas não quer dizer que você pode abandonar a garrafinha de água, viu? Além de ser fundamental para a saúde, consumir pelo menos 1,5 litro de água por dia ainda ajuda a hidratar a pele e evitar os problemas causados pela baixa temperatura.
Esfoliação segue na rotina
Não é porque a pele está mais seca que você precisa deixar a esfoliação de lado – e esta dica vale principalmente para quem tem cútis oleosa.
Quanto menos ar-condicionado, melhor
Como o aparelho costumar ressecar a pele, procure usá-lo somente quando necessário. Para ajudar a umidificar o ar, a dica é apostar em um vaporizador ou numa bacia com água.
Água termal, para que te quero!
Já testou o poder hidratante da água termal? A dica é dar uma pequena borrifada no rosto logo após o banho, deixar secar e aplicar o hidratante. Ela ajuda a hidratar e prepara a pele para receber um creme mais pesado.
Filtro solar sempre
Não é porque o dia está frio e sem sol que você pode deixar de lado o filtro solar. Uma opção prática são as bases que têm protetor na fórmula e facilitam a rotina de beleza pela manhã.