Tipos de barba para cada rosto (e como cuidar de cada uma)

Compartilhar é se importar!

Preparamos uma seleção com diversos tipos de de barba para cada rosto e como cuidar de cada uma delas. São 9 estilos de barba que combinam com os mais variados tipos de rosto e também demos algumas dicas para você cultivar os pelos do rosto e manter o formato da barba por mais tempo.




Se o que te falta pra mudar a sua barba é inspiração, agora você não tem mais desculpa.

9 TIPOS DE BARBA E COMO CUIDAR DE CADA UMA

9 tipos de barba e como cuidar de cada uma

BARBA DESENHADA

Barba desenhada

Uma barba desenhada não necessariamente segue um estilo ousado ou tem muitas riscas de navalha. Na verdade, esse tipo de barba é marcado apenas pela maior definição do desenho em três pontos: maçãs do rosto, queixo e pescoço e costeletas.

No exemplo acima, por exemplo, vemos que os pelos param na linha do pescoço e seguem um desenho bem linear.

O mesmo acontece nas bochechas e na altura das orelhas. Se a sua barba for muito rala, talvez não seja uma boa ideia seguir esse estilo, final, os pelos escassos nas extremidades pode dificultar a formação do desenho.

BARBA POR FAZER

Barba por fazer

Esse tipo de barba é democrático e um dos mais comuns entre aqueles que estão começando a deixar a barba crescer.

Ela é prática e normalmente é a escolha para quem trabalha em escritório e precisa manter um visual mais formal.

Para cultivar esse tipo de barba, você precisa apará-la pelo menos uma vez por semana – ou mais, se a sua barba crescer rápido.

BARBA ÂNCORA

Barba âncora

Você não tem muito pelo no rosto ou acha que sua cara é pequena demais? O estilo âncora pode te ajudar a equilibrar as proporções.

Esse tipo de barba é pra quem tem personalidade forte porque ela segue uma linha mais latina e pode ficar caricata se não combinar com o seu estilo.

Para criar o visual, é preciso aparar a barba e traçar uma linha seguindo a mandíbula. O bigode também deve estar sempre bem aparado e os pelos concentrados na parte inferior da boca também.

BARBA CERRADA

Barba cerrada

Esse estilo é tipo uma evolução da barba por fazer mas, para manter, é preciso ter o dobro de cuidado. A barba cerrada é mais baixa e até mais grossa.

Para cultivar os pelos no comprimento correto, você pode usar uma lâmina ou a máquina de barbear no sentido contrário dos pelos. É importante tomar cuidado para que eles não fiquem muito curtos ou em comprimentos diferentes.

Toda a extensão da barba deve estar do mesmo tamanho e com o mesmo volume. Aliás, se você tem muitos pelos encravados no rosto por causa da barba por fazer, essa pode ser uma boa opção!

BARBA CHEIA

Barba cheia

Bastante popular e versátil, a barba cheia pode seguir duas linhas diferentes: a mais rústica – que você alcança sem modelar os fios – e a mais formal – conquistada com a quantidade certa de pomada.

Para cultivar esse tipo de barba, basta deixar seus pelos crescerem e sempre apará-los nas extremidades. Lembrando: você não precisa fazer um desenho rígido, afinal, o estilo dela é mais despojado, mas é legal reduzir o comprimento dos pelos na área da maçã do rosto.

Se o seu rosto for muito pequeno, talvez seja melhor escolher outro tipo de barba já que esse estilo pode deixar seu rosto ainda menor.

BARBA DE LENHADOR

Barba de lenhador

A favorita dos últimos anos com certeza foi a barba lenhador. Muito homem quis fazer e ela virou uma febre nas barbearias. Agora, a moda passou mas, mesmo assim, tem gente que continua procurando o estilo e querendo seguir essa linha mais rústica.

Pra alcançar o estilo, o processo é parecido com o da barba cheia, a diferença é que, neste caso, os pelos crescem em um formato quadrado para baixo e, por isso, o comprimento deve ser cultivado na região do queixo.

Enquanto você pode aparar bem a barba cheia na região dos lábios e do bigode, no estilo lenhador os pelos podem avançar um pouco mais para essas áreas. Mas é importante dar um tapa para manter a higiene!

VAN DYKE

Van Dyke

Van Dyke foi batizada com o nome do pintor flamengo do século XVII e segue aquela linha bem caricata: barbicha na parte de baixo e bigode marcado.

O legal desse estilo é poder deixar o rosto mais limpo, e ela é uma opção bem prática pra quem não tem o rosto repleto de pelos e precisa conviver com uma barba falhada.

Para manter o desenho, passe cera no bigode e penteie sempre os pelos da barba.

BIGODE EM DESTAQUE

Bigode em destaque

Em vez de raspar toda a barba e deixar apenas o bigode crescer, você pode aparar os pelos do rosto e manter os pelos do bigode mais compridos. Esse estilo está em alta e é uma boa ideia pra quem quer apostar no bigode mas tem medo de ser muito radical.

CAVANHAQUE

Cavanhaque

Sempre na moda, o cavanhaque é ideal para os homens com pouco queixo ou rosto sem curvas.

Você ainda pode escolher entre o cavanhaque completo e o ralo, o que vai determinar essa escolha é seu estilo: homens cujo objetivo é transmitir uma imagem mais formal e ter uma aparência de cara mais velho podem optar pelo cavanhaque completo e bem fechado; aqueles que procuram um ar mais jovem e boêmio vão se dar bem com o cavanhaque ralo e aberto.

Essas inspirações visuais são práticas pra você levar para o barbeiro! Ele pode te ajudar a decidir qual delas combina mais com o seu rosto e com o seu estilo de vida.

CONHEÇA AS 12 MELHORES BARBEARIAS EM SÃO PAULO:

GARAGEM BARBEARIA E ESTÉTICA

A rede de Barbearia foi uma das primeiras tematizadas na cidade de São Paulo. Ela oferece os serviços de cortes de cabelo, barbearia, massagem, limpeza de pele, depilação e podologia. O espaço conta com um ambiente charmoso, com uma decoração levemente voltada para as antigas barbearias dos anos 50.

Endereços:

* Avenida Agami, 183 – Moema
* Rua Prof. Atílio Innocenti, 731 – Itaim
* Rua José Oscar Abreu Sampaio, 134 – Anália Franco
* Rua Doutor Homem de Melo, 420 – Perdizes
* Avenida das Nações Unidas, 12555 – Shopping D&D
* Avenida Magalhães de Castro, 1200 – Cidade Jardim

BARBEARIA 9 DE JULHO

A Barbearia 9 de Julho é totalmente inspirada nas barbearias dos anos 40 e 50. O local tem toda uma pegada rockabilly com decoração de bandas do gênero e várias fotos de pin-ups em suas paredes. O lugar não marca horário, basta chegar lá e entrar na fila para ser atendido.

Endereços:

* Rua Augusta, 1371 Consolação
* Rua Domingos de Morais – Vila Mariana
* Rua Purpurina, 299 – Vila Madalena
* Rua Francisca Julia, 43 – Santana

BARBEARIA CAVALERA

Inspirado nos anos 40 e no lifestyle de Los Angeles, a rede de barbearia é um espaço dedicado ao público masculino. Serviços de barba e cabelo são oferecidos, resgatando o antigo e charmoso estilo old-school de cuidar da aparência. O espaço foi criado por Marinho, ex-baixista do Pavilhão 9, e Alberto Hiar, diretor criativo da marca.

Endereços:

* Rua Conselheiro Carrão, 451 – Bixiga
* Rua Girassol, 394 – Vila Madalena
* Rua Oscar Freire – Jardim

BIG BOSS

Com uma pegada Old School e total “Poderoso Chefão”, a barbearia Big Boss oferece duas opções de unidades dentro de São Paulo. O espaço dedicado ao universo masculino oferece serviço de barba, cabelo, limpeza de pele e Dia do Noivo. Para completar, você pode tomar cervejas especiais durante o atendimento.

Endereços:

* Rua Madre de Deus, 530 – Mooca
* Av Salgado Filho 342 – Guarulhos
* Rua Capitão Manoel Rudge, 661 – Mogi das Cruzes

BARBEARIA CORLEONE

Um dos espaços mais conhecidos de São Paulo, a barbearia tem como inspiração a série Clássica “O Poderoso Chefão”. Além de todo o serviço de estética e um ambiente totalmente referenciado, o grande destaque está para um cardápio de mais de 450 rótulos de cerveja a fazer inveja a qualquer bar. Todo cliente que for ao espaço cuidar do cabelo ou barba ganha um chope.

Endereços:

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 390 – Itaim Bibi
Rua Nova Cidade, 26 – Vila Olímpia

BARBELLOS

No coração da Mooca, a barbearia com um estilo vintage oferece os mais diversos serviços de barba e cabelo para seu público. O espaço conta com boas opções de cerveja e ainda uma mesa de sinuca para entreter os clientes enquanto aguardam o atendimento.

Rua: Do Acre, 83 – Mooca

BARBEARIA DR. JONES

No segundo andar da loja Reserva, na Bela Cintra, a barbearia oferece produtos de fabricação própria. Além dos serviços de barba e cabelo, o espaço conta com tem técnicas de esfoliação. Quem quiser também pode saborear cervejas enquanto espera o atendimento!

Rua Bela Cintra 2.149 – Consolação

BARBEARIA SPORT CLUB

O estabelecimento aposta no futebol para atrair o público masculino para lá. São várias TVs espalhadas pelo ambiente, para que os clientes se sintam confortáveis durante os serviços de corte de cabelo e barba. Para acompanhar, rótulos de cerveja artesanal dão o tom do atendimento.

Rua Itaqueri, 1328 – Mooca

RETRO HAIR

Apesar de atender também o público feminino, o estabelecimento conta com um espaço dedicado aos cuidados de beleza do homem. O lugar conta com um estilo vintage e oferece a seus clientes cerveja e refrigerante, além do tradicional café, durante o atendimento.

Rua Augusta, 902 – Cerqueira César

BARBEARIA DA L’OCCITANE

O espaço destoa das outras barbearias por parecer mais um spa do que um lugar para cortar cabelo e fazer a barba. Tratamentos de cuidado da pele e rosto são oferecidos no espaço, como: purificação e tonificação da pele. A barba é feita à navalha, com propriedades suavizantes e estimulantes.

Rua Domingos Leme, 284 – Vila Nova Conceição

MAN LAB

Instalada em um dos pontos tradicionais de São Paulo, o Hotel Maksoud Plaza, na região da Avenida Paulista, o espaço oferece serviços para barba e cabelo somente usando produtos da marca Man Lab.

Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista

REI DA BARBA

A barbearia fundada em Curitiba tem também uma unidade na capital paulista. Além dos tradicionais serviços de corte de cabelo e barba, o espaço oferece cuidados especiais como limpeza de pele, depilação, podologia, reflexologia e massagens relaxantes. Um dos destaque é um espaço de charutaria e um bar com várias opções de whisky.

Alameda Lorena, 1621 – Jardim Paulista

Conheça a linha Fast Form da Itallian Hairtech 

DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA OS BARBEIROS, A LINHA FASTFORM É COMPOSTA POR ÓLEO PARA BARBA, POMADA DE ALTA FIXAÇÃO COM EFEITO MATE E O PRIMEIRO SHAVING 3 EM 1 DO MERCADO, QUE PROPORCIONA A FACILIDADE DE TER UMA SOLUÇÃO PRÉ-BARBA, PÓS-BARBA E BALM EM UM ÚNICO PRODUTO, O QUE SIGNIFICA ECONOMIA E PRATICIDADE NO USO.

SHAVING 3 EM 1

O Shaving 3 em 1 FastForm pode ser utilizado antes e depois do barbear, promovendo o deslize perfeito da lâmina com ação refrescante. Formulado a partir do Óleo de Âmbar é rico em ativos que tratam a pele contra foliculite prevenindo a irritação e vermelhidão. Seu efeito Balm hidrata, alinha e modela os fios da barba durante todo o dia, além de ajudar a manter os fios sob controle.

POMADA DE ALTA FIXAÇÃO COM EFEITO MATE

A Pomada FastForm foi desenvolvida exclusivamente para o público masculino, formulada a partir de ativos resistentes a umidade com forte fixação e efeito mate. Ideal para modelar, definir, controlar e criar um estilo desestruturado e descolado.

ÓLEO PARA BARBA

Inspirado nos melhores perfumes masculinos do mundo, o Óleo para Barba FastForm foi desenvolvido para perfumar e hidratar todos os tipos de barbas. Com toque seco ele proporciona alinhamento e hidratação sem a sensação oleosa no pelo e na pele.

Para conhecer mais sobre a Itallian Hairtech acesse o site: http://itallianhairtech.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =