Você sabe identificar os tipos de cachos e o tratamento correto para cada um?

Compartilhar é se importar!

Cada vez mais, as cacheadas estão se assumindo e deixando escovas, chapinhas e progressivas de lado. Porém, muita gente desconhece que os cabelos cacheados possuem características diferentes e estão divididos em categorias. Essa divisão foi criada para entendermos melhor sobre cada fio e lidar com as suas particularidades e cuidados essenciais que devem ser tomados diariamente.

“Hoje temos até 12 tipos de cabelos cacheados (do 2A ao 4C) onde o 2A é o cabelo ondulado e o 4C o mais crespo”, explica o visagista Wilson Farias, membro do Mestres dos Cachos.

Mas você sabe identificar os tipos de cachos de suas clientes? É um processo bem simples no final das contas. Com o cabelo ainda seco, separe uma mecha e veja se ela faz o formato de um “S” – esse é o cacho 2B/2C. Se ela fizer um “S” mais fechado, é o 3A/3B. Em espiral, é o 3C. Se ficar em forma de um “8”, é o 4A. Já se a mecha parecer com pequenas molas, é o 4B/4C.

Cuidados especiais para os tipos de cachos

Para tratamentos dos cachos 2B e 2C, o especialista indica produtos ricos em óleos, aminoácidos e colágeno. Para o dia a dia, espumas mousse e ativadores de cachos. “Assim ficarão com mais definição”, explica Farias.

Já para os cachos 3A e 3B, que são soltos e leves, porém mais definidos, o tratamento fica por conta de máscaras ricas em óleos, elastina e queratinas. Para a finalização ou aquela ajeitadinha no início do dia, Farias recomenda espumas mousse e ativadores de cachos. “Agem perfeitamente”, conta.

Os cachos 3C geralmente são mais secos e possuem uma maior acentuação. Eles precisam de um tratamento diferenciado dos anteriores. “Os produtos precisam ser mais oleosos. Indico o Leave-in Condicioner + ativadores de cachos. Para tratá-los, use máscaras ricas em óleos, manteigas e extratos de sementes e frutas”.

Para cachos 4A, o profissional também indica óleos nos tratamentos, pois são mais fechados, secos e possuem uma fibra retorcida. “Leave-in condicioner com óleos são os produtos principais. Use também máscaras mais pesadas e queratina em creme”.

Considerados crespos, os cachos 4B e 4C geralmente são bem secos, sensíveis e finos. Wilson Farias aposta em produtos mais oleosos, porém com consistência mais fina e leve. “Trato muito deles com máscara do tipo óleo de Avocado, olive oil, jojoba, cupuaçu e produtos ricos em lipídios, colágeno e elastina”.

Já existem produtos específicos para cada tipo de cacho no mercado, que garantem fios cheios de saúde e resistentes. Saber qual tratamento ou manutenção o seu cabelo precisa, na hora de adquirir um produto, também ajuda muito. Na dúvida, procure sempre um profissional que possa te orientar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 2 =